Tratamento da gengiva e das estruturas de suporte dos dentes (periodonto).

A Periodontia trata dos assuntos relacionados ao periodonto, que é composto:

  • Pelas gengivas;
  • Pelo osso de suporte (onde o dente se encaixa na maxila e na mandíbula);
  • Pelas fibras periodontais, que ligam o dente ao osso e dão suporte às gengivas.

 

O constante aprimoramento científico na descoberta de técnicas e medicamentos coloca a Periodontia como uma especialidade moderna, que não se limita somente a remover o cálculo e a placa bacteriana, mas também renova a estética dos tecidos gengivais através do uso de regeneração tecidual guiada, membranas, enxertos gengivais e ósseos.

 

Se a escovação for deficitária, ocorre um maior acúmulo de placa bacteriana nos dentes, mas as gengivas também sofrem, pois esse acúmulo de placa bacteriana também ocorre no sulco gengival. A gengiva começará a ficar avermelhada e ocorrerá um sangramento gengival, estamos agora à frente de uma gengivite inicial.

 

A placa bacteriana, se permanecer por algum período na boca, começa a calcificar tornando-se dura, sendo chamada agora de tártaro.

Nos casos mais brandos, o tártaro pode causar retrações gengivais e nos mais graves, tanto a destruição das fibras periodontais como do osso de suporte; assim o dente ficará com grande mobilidade podendo ocorrer sua perda.

 

Se algum desses quadros já estiver instalado, um profissional capacitado deverá realizar as condutas necessárias que vão desde uma simples “limpeza” com evidenciação de placa ensinando os pacientes a correta escovação, até raspagens e cirurgias periodontais.