Procedimentos cirúrgicos realizados em consultório, como remoção de cistos, extração de dentes infectados ou para fins ortodônticos

  • Exodontias (extrações) simples de dentes infectados ou para fins ortodônticos, seriadas, dentes inclusos;
  • Frenectomia labial e lingual – é a remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual inferior. O freio labial maxilar tem sido amplamente relacionado com diastemas entre os incisivos centrais superiores;
  • Remoção de cistos;
  • Biópsias na cavidade oral;
  • Cirurgias bucais de pequeno porte;
  • Pequenas correções ósseas.

 

Quando a extração de um dente é indicada?

As extrações de dentes decíduos (popularmente conhecidos como dentes de leite) são indicadas para casos de patologias apicais, cáries irreparáveis, fraturas de coroas ou raízes, retenção prolongada dos dentes em virtude de reabsorção imprópria da raiz ou anquilose (rigidez de articulação) e dentes em número maior que o normal.

A extração do siso está indicada na ausência de espaço para o seu crescimento, quando o dente está posicionado horizontalmente, e nos quadros de dor, quando há erupção parcial do siso.

Normalmente é uma situação mais delicada, numa área de difícil acesso, porém nas mãos de um profissional habilidoso, especialista em cirurgia, este procedimento não será complicado a ponto de assustar ou amedrontar o paciente.

Quando se faz a extração do siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior, para que não ocorra a extrusão do dente que não foi extraído, prejudicando a arcada dentária.