Especialidade que apresenta ao paciente a melhor opção para casos de perdas dentárias, onde a reposição dos dentes é feita através da reposição de uma raiz artificial chamada implante, para que possam continuar a ter as mesmas funções de estética, fonação, mastigação, deglutição e postura, devolvendo a naturalidade dos seus dentes.
O que é Implante?
Implante é uma das alternativas para substituir a raiz do dente que foi extraída. No lugar deste dente perdido é colocado um pino de Titânio, que vai sustentar um dente (prótese) feito em laboratório.
Quando é indicado?
Ele é indicado em pacientes adultos com boas condições de saúde, com uma excelente higienização bucal e que tenha tecido ósseo suficiente para a colocação deste implante.
Quais as vantagens?
Uma das principais vantagens é a estética, devido a naturalidade que proporciona ao paciente. Uma outra vantagem é evitar o desgaste de dentes naturais, que estão ao lado da raiz extraída, com o objetivo de apoiar uma prótese fixa.
O Implante pode causar algum perigo para o corpo humano?
Não. Os estudos mostraram que o Titânio é compatível com os tecidos ósseos, ou seja, ele não provoca qualquer tipo de doença ou infecção (rejeição), porém durante sua colocação não deve haver nenhum tipo de contaminação.
Quanto tempo demora para ser colocada a prótese?
Após a colocação do implante, o paciente deve esperar que o organismo forme osso em volta deste, e aproximadamente de 4 à 6 meses, já é possível a colocação da prótese.
Quais são os cuidados necessários?
A consulta de rotina no consultório a cada 6 meses é fundamental para avaliação do implante, bem como, a saúde bucal em geral.
O paciente deve ter uma excelente higienização bucal, com o uso de escovas e fio dental, evitando mastigar alimentos duros como semente, gelo, balas, etc.